5 razões para esfoliar a pele do rosto

A esfoliação é uma ótima oportunidade para elevares o cuidado que tens com a tua pele. É um momento de auto-cuidado que te irá trazer inúmeros benefícios e por isso deves introduzir a esfoliaçao na tua rotina de cuidados de rosto. Continua a ler para ficares a saber as 5 razões para esfoliar a tua pele do rosto!

A pele é o nosso maior órgão, onde as células estão constantemente a ser renovadas. As células das camadas inferiores movimentam-se em direção à superfície substituindo as células mortas que se encontram nas camadas superiores da pele. Assim, quando estas células mortas acumulam-se na superfície da pele, a pele fica baça, com os poros obstruídos fazendo com que os produtos aplicados não sejam absorvidos de forma eficaz. Resultado? A pele fica com irregularidades que irão aumentar a aparência  das rugas, poros e linhas de desidratação.

Quais são as razões para esfoliar a pele do rosto?

Então porque devo esfoliar a minha pele? 

A esfoliação vai promover a remoção das células mortas melhorando a aparência e a textura da pele, tornando-a mais homogénea. 

Além disso, uma pele limpa e sem irregularidades vai absorver melhor todos os produtos de cuidados que são aplicados. Se costumas usar maquilhagem, sabes a importância de uma boa preparação da tua pele antes de aplicares a maquilhagem. Para além da maquilhagem ficar mais bonita, ela dura mais! 

A esfoliação também vai ajudar em situações em que a pele apresenta manchas ou tendência a pigmentar. Como resultado, a esfoliação vai acelerar o processo de eliminação destas células pigmentadas. Mas atenção! Não deves esfoliar a tua pele em excesso. Nestas situações, a esfoliação faz parte de um protocolo que deves adoptar para eliminar as manchas existentes e evitar o aparecimento de outras! 

De uma forma resumida, deixo-te aqui as 5 razões para esfoliares a pele do rosto:

  1. Melhora a textura da pele 
  2. Confere uma aparência mais homogénea
  3. Corrige manchas
  4. Permite uma melhor absorção do sérum ou hidratante 
  5. Promove a renovação celular 

Como esfoliar a pele do rosto?

Adequa o esfoliante ao teu tipo de pele para tirares o maior partido deste passo na tua rotina. Também deves ter em conta o local que vais esfoliar! Como a pele do rosto é mais sensível, deves utilizar um esfoliante mais suave.

Assim, na hora de escolheres como queres esfoliar a tua pele, deves ter em atenção que a esfoliação pode ser química ou mecânica. 

Provavelmente deves estar mais familiarizada com os esfoliantes que atuam de forma mecânica. São eles as esponjas, escovas, os aparelhos de limpeza electrónicos e os produtos com partículas ou grânulos esfoliantes. Através da esfoliação mecânica podes desbloquear os poros, reduzir pontos negros e remover a pele morta. 

Deves aplicar estes esfoliantes sobre a pele molhada com movimentos suaves e  circulares. Retira com água e depois podes aplicar os teus produtos de cuidado como o teu sérum e em seguida o teu hidratante. Uma vez que podes ficar com a pele mais sensibilizada, não te esqueças de aplicar teu protetor solar.

O que são esfoliantes químicos?

Os esfoliantes químicos, como o seu nome indica são compostos por ácidos designados por Alfa-hidroxiácidos (AHA) e Beta-hidroxiácido (BHA). Estes esfoliantes diminuem a adesão das células mortas que estão à superfície da pele.

Os AHA são um grupo de ácidos naturais. Como exemplo destes ácidos temos o ácido glicólico proveniente da cana de açúcar,  o ácido láctico que podemos encontrar no leite e o ácido málico que se encontra na fruta, entre outros.

Os BHA são moléculas lipossolúveis, ou seja, são solúveis em óleos e atuam de uma forma mais profunda, chegando a penetrar nos poros. Dentro deste grupo de esfoliantes químicos, o mais utilizado é o ácido salicílico com propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas. Assim sendo, os produtos contendo ácido salicílico são uma boa escolha para quem tem a pele oleosa ou com tendência para imperfeições. Deixo apenas uma ressalva em como não deves utilizar este composto durante a gravidez nem em caso de alergia à Aspirina.

Aplica estes Esfoliantes na pele previamente limpa, evitando o contorno dos olhos.

Qual o Esfoliante mais indicado para mim?

Mais uma vez a resposta está no teu tipo de pele! Tanto a esfoliação química como a mecânica são eficazes no entanto poderás tirar um maior partido se adequares o esfoliante ao teu tipo de pele.

Os esfoliantes químicos poderão causar irritação para quem tem a pele mais sensível como por exemplo nas situações de rosácea. Se este é o teu caso, o melhor é testares o produto numa zona da tua pele para ver como reages ao produto. Se tudo correr bem, podes começar a introduzir o esfoliante de forma gradual na tua rotina. Mas, atenção aos esfoliantes mecânicos ou com grânulos que podem aumentar a sensibilidade da tua pele!

Os produtos contendo AHA são mais adequado para uma pele normal a seca. Também se adecua bem se a tua pele tem tendência a pigmentar. Por outro lado, os BHA são mais adequados para quem tem poros dilatados, pele acneica e pontos negros.

Os esfoliantes mecânicos funcionam bem na maioria dos casos a não ser que tenhas algum tipo de contra indicação.

Quantas vezes devo esfoliar a minha pele?

Não há uma regra para a quantidade de vezes que deves esfoliar a tua pele! A frequência depende do teu tipo de pele. Pode ser uma vez por semana para uma pele mais sensível e seca, como duas a três vezes por semana para uma pele normal a mista como todos os dias se estivermos a falar de uma pele oleosa.

Se tens acne, podes cair na tentação de esfoliares a tua pele com maior frequência na esperança de eliminar a oleosidade e de desbloquear os poros. Como foi dito anteriormente, caso o faças com um esfoliante mecânico a tua pele pode ficar inflamada e irritada, agravando o seu estado.

Ficaste com alguma dúvida ou questão? Se precisares de saber qual o melhor esfoliante para ti entra em contacto comigo aqui! Juntas podemos encontrar a solução ideal para a tua pele! 

Recommended Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EN PT ES
Select your currency
EUR Euro