O que é um rolo de massagem facial e para que serve?

Já ouviste falar no rolo de massagem facial?

Normalmente podes encontrar rolos de jade ou de quartzo e existem diversos formatos: com um rolo, com dois rolos, com relevo…

Existem muitos benefícios associados ao rolo de massagem, mas o que faz ao certo à nossa pele?

O simples fato de massajar a pele com o rolo facial tem imensos benefícios para a pele. Pode até reduzir o stress e libertar a tensão, tal como uma massagem corporal faria.

Um estudo de Miyaji, A. et al mostrou que se utilizar o rolo por apenas 5 minutos consegue aumentar a circulação sanguínea na zona das bochechas.

Benefícios da utilização do rolo facial

Aqui estão alguns benefícios:

  • Melhora a circulação sanguínea no rosto. O uso do rolo facial estimula a circulação sanguínea na face melhorando o aspecto da mesma tornando-a mais radiante e mais firme. O fluxo sanguíneo da pele é importante para manter a sua nutrição, regular a temperatura corporal e promover a cicatrização da pele traumatizada.
  • Alívio nos seios perinasais congestionados. A drenagem linfática facial visa eliminar o edema e aliviar sintomas dolorosos associados à sinusite.
  • Diminui o inchaço do rosto. A drenagem linfática permite também reduzir os papos debaixo dos olhos ou mesmo outras situações relacionadas com a retenção de líquidos.
  • Acalma e alisa a pele. Coloca o teu rolo facial no frigorifico antes de usar. Assim garantes uma melhor redução do inchaço da pele bem como o fecho dos poros.
  • Distribuir os produtos de cuidado facial. Os rolos podem ser utilizados com um óleo ou hidratante facial que ajuda o deslizamento do rolo pela pele. Acredita-se que este processo proporciona uma melhor entrega do produto nas camadas mais profundas da pele.
  • Definição do contorno do rosto. O rolo facial de massagem pode ser utilizado para drenar os fluidos do rosto o que pode ajudar na definição do seu contorno.

Toda a actividade que estimule a drenagem linfática irá promover a remoção de toxinas acumuladas.

Princípios para uma drenagem linfática facial

A drenagem linfática estimula o sistema linfático, ajuda a regular o sistema imunitário, elimina resíduos metabólicos e toxinas do corpo, e reduz ainda o excesso de fluídos.

Na massagem da drenagem linfática os movimentos aplicados devem ser constantes, ritmados e precisos no entanto de leve pressão para estimular o sistema linfático, acelerando o processo de transporte da linfa para os gânglios linfáticos.

A drenagem linfática no rosto deve ser iniciada na zona da clavícula e ir subindo aos poucos pelo pescoço. Em seguida deves massajar em redor da boca, bochechas, em redor aos olhos e por fim a testa. Este sentido vai permitir a eliminação das toxinas acumuladas em todo o rosto através do sistema linfático.

Esta massagem permite melhorar a aparência da pele, deixando-a mais radiante, permite eliminar o inchaço do rosto após a depilação ou mesmo ao acordar. 

Como usar um rolo facial

Segue estes passos:

  1. Aplica um óleo facial, sérum ou hidratante para ajudar o deslizamento do rolo facial.
  2. Começa pelo pescoço e vai subindo. Para obteres melhores resultados, desliza o rolo em movimentos ascendestes, num único sentido e não para frente e para atrás.
  3. Segue a linha do maxilar até à orelha em ambos os lados.
  4. Pressiona suavemente os lábios, passa o rolo facial num movimento até às orelhas. Repete e o procedimento para o outro lado.
  5. Utiliza o rolo mais pequeno para massajar a zona superior dos lábios, sempre no sentido das orelhas.
  6. Continua a subir e massaja a zona das bochechas. 
  7. Outra vez com o rolo mais pequeno, massaja a zona dos olhos de forma muito suave. 
  8. Com o rolo na horizontal, passa por cima das sobrancelhas e continua até às orelhas.
  9. Agora repete este movimento na testa.

A utilização do rolo deverá ser feita sempre em apenas um sentido e não deve fazer o movimento vaivém. 

Deves fazer pelo menos 3 passagens na mesma zona antes de passares para a seguinte para obteres os resultados pretendidos. Fica à vontade para passar o rolo as vezes que quiseres!

É seguro utilizar o rolo facial todos os dias.

$M12u1mKgtwo$IMG_0125.MP4

Como limpar o rolo facial?

Quando acabares de utilizar o rolo facial, lava-o com água e sabão para remover qualquer sujidade. No fim seca muito bem.

Não te esqueças que não deves utilizar instrumentos sujos na sua pele. 

Quando evitar o seu uso?

O uso do rolo facial traz benefícios para pessoas de todas as idades incluindo adolescentes, com problemas de acne, uma vez que a drenagem linfática promove a diminuição e cicatrização das borbulhas. No entanto deve ser evitada nos casos mais severos de acne e se existirem feridas abertas no rosto para diminuir os riscos de infeção. 

Esta massagem facial também deve ser realizada com muita cautela nas situações de cancro.

O rolo de massagem facial também pode ser utilizado em outras partes do corpo. Pode utilizar nas pernas após um longo dia de trabalho em pé ou mesmo nos braços, sempre com movimentos ascendestes para estimular a circulação sanguínea e linfática. 

Sugestões:

Recommended Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow Me!
EN PT ES