Os 4 passos para uma pele perfeita

Na azáfama do dia a dia é difícil manter uma rotina de cuidados com a pele do rosto, para mantê-la com aquele ar saudável que todas nós desejamos ter. Dormir bem, manter a pele hidratada bebendo água de forma regular e ter uma alimentação equilibrada são hábitos essenciais para uma pele bonita. O exercício físico também encontra-se nesta lista. Para além de contribuir para uma pele bonita também proporciona o bem-estar geral. Assim, é importante cuidarmos da nossa pele de dentro para fora. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil mantermos esta rotina. Há sempre algum imprevisto que não nos permite seguir com este rol de “procedimentos” à risca. 

Os produtos cosméticos são o complemento ideal para uma pele saudável e radiante. Cada tipo de pele exige um cuidado diferente mas existem cuidados que são transversais em todas as situações. Parece complicado? Continua a ler para descobrires como podes implementar uma rotina de cuidados com a pele do rosto.

A rotina de cuidados com a pele do rosto

Os cuidados diários da pele do rosto devem incluir:

  • Limpeza
  • Tónico
  • Hidratação
  • Proteção

Deves aplicar os cuidados de rosto duas vezes por dia com a exceção da proteção. Vamos lá começar? 

Limpeza do Rosto

O primeiro passo é a limpeza da pele do rosto que deve ser profunda, suave e eficaz. Desta forma a pele fica preparada para receber os cuidados que vem a seguir. Lembra-te que, uma pele limpa consegue absorver de forma mais eficaz os princípios ativos presentes nos produtos de cuidado diário.

De manhã, a limpeza da pele promove a remoção do excesso de sebo produzido durante a noite. E à noite, a limpeza permite a remoção de sujidade, suor e sebo que a pele produz durante o dia. Também tem um papel importante na remoção da maquilhagem. 

E como podemos limpar a pele do rosto de uma forma eficaz sem agredi-la?

Lavar o rosto só com água não é suficiente! São necessários produtos que possam dissolver o sebo e outros detritos da pele que de outra forma não seriam eficazmente removidos. Assim, é importante escolher um produto que seja eficaz sem agredir a nossa pele. 

Os leites de limpeza devem ser privilegiados nos casos em que a pele é seca. Para além de limpar a pele, os leites de limpeza vão repor os lípidos proporcionando limpeza e conforto. Posteriormente, deves enxaguar o rosto com água ou aplicar um tónico. Assim retiras da pele os produtos responsáveis pela limpeza que se encontram no leite de limpeza.

Tens a pele oleosa e sentes que depois da limpeza à tua pele fica a repuxar? Pois fica a saber que a pele a repuxar não é sinónimo de uma boa limpeza! Podes estar a piorar toda esta situação! Assim, no que toca a pele normal ou oleosa, os produtos à base de água ou gel poderão trazer benefícios à tua pele. Estes propiciam um conforto à pele, retirando o excesso de sebo sem deixá-la seca. 

Seja qual for o teu tipo de pele, o objectivo da limpeza é deixá-la limpa mas acima de tudo confortável!

Limpeza dupla

A limpeza dupla é importante para garantir que retiras todos os vestígios de maquilhagem, impurezas e poluição que se acumulam durante o dia na tua pele. Assim sendo, este tipo de limpeza faz mais sentido à noite.

Todos os tipos de pele podem beneficiar da limpeza dupla, mesmo que a tua pele seja mais sensível! O importante é utilizares produtos adequados para o teu tipo de pele.

O primeiro passo para fazeres uma limpeza dupla é utilizar um produto que dissolva bem as impurezas tal como os bálsamos ou óleos de limpeza. Estes produtos de limpeza são mais eficazes a dissolver a maquilhagem e outras impurezas como a poluição. 

Para o segundo passo da limpeza dupla, utiliza um produto de limpeza para retirar com água. Ou se tiveres a pele seca podes utilizar água micelar

Este segundo passo vai garantir que eliminas todos os vestígios de maquilhagem, impurezas e poluição bem como restos do produto de limpeza utilizados no primeiro passo.

Devo esfoliar a minha pele do rosto?

Deves trocar o teu produto de limpeza de rosto habitual pelo teu esfoliante favorito para uma limpeza mais profunda. Aplica o teu esfoliante uma a duas vezes por semana, consoante as necessidades do teu rosto. A esfoliação da pele do rosto vai permitir a remoção de células mortas e outras impurezas. Para além disso, vai estimular a renovação celular. Desta maneira, tudo o que aplicares depois vai ser absorvido de forma mais eficaz. Continua a ler aqui para ficares a saber as 5 razões para esfoliar a pele do rosto.

E o tónico? É mesmo importante? 

E a resposta é sim. O tónico é o que vai permitir equilibrar a tua pele depois da limpeza. Os produtos de limpeza utilizados podem deixar resíduos. O tónico permite a remoção destes resíduos deixados pelos produtos de limpeza ao mesmo tempo que restabelece o pH natural da pele.

Em vez do tónico, podes optar pela água micelar que oferece uma solução 3 em 1. É a solução ideal para quem não quer perder tempo ou para uma pele menos exigente. Estes produtos permitem aliar limpeza, tonificação e desmaquilhante num só produto. 

Cuidados Diários

Agora sim a tua pele encontra-se pronta para receber os produtos de cuidados diários. Estes cuidados diários irão hidratar e reparar a pele do teu rosto. 

Sérum e Concentrados

Antes de aplicares o teu creme hidratante, deves aplicar os cuidados mais específicos para a sua pele. Nesta categoria estão englobados os séruns e os concentrados.

Por possuírem uma concentração mais elevada de princípios ativos, são ideais para corrigir preocupações mais específicas. Podes encontrar soluções para o envelhecimento, manchas, acne ou rosácea.

Deixo aqui uma dica! Aplica o teu sérum e espera alguns segundos para que a pele possa absorver todos os princípios ativos antes de aplicares o teu hidratante.

Creme Hidratante

O passo seguinte é hidratar e reparar a pele tendo em conta as especificidades da mesma. As peles mais secas preferem produtos mais gordurosos enquanto uma pele oleosa vai querer algo mais fluido.

Em algumas situações, caso a nossa pele não requeira muitos cuidados, o mesmo hidratante pode ser utilizado de manhã e à noite. No entanto, se procuras cuidados mais específicos podes encontrar benefícios ao diferenciar os teus produtos de cuidados diários. Isto porque a nossa pele não se comporta da mesma maneira ao longo do dia!

Normalmente os hidratantes de dia são mais leves e podem conter proteção solar, embora muitas vezes essa proteção seja um pouco baixa.

Os hidratantes de noite têm na sua composição princípios ativos que são reparadores e regeneradores.

Creme Contorno de Olhos

Uma vez que a área em redor dos olhos é muito delicada e mais vulnerável é recomendado um creme diferenciado para proteger e cuidar de forma adequada. Estes produtos devem ser aplicados com muito cuidado. Deves massajar suavemente o contorno de olhos com o dedo médio ou com a ajuda de um pincel. 

E a proteção solar?

Sim, também deve fazer parte da tua rotina. Aliás, os raios UV nocivos são a principal causa do envelhecimento prematuro da pele. Desta forma, de nada serve aplicares um bom creme anti-envelhecimento se não proteges a tua pele contra os raios UV. Quando a tua pele estiver exposta à luz solar, deves protege-la de forma adequada.

Alguns cremes de dia já possuem um fator de proteção suficiente para o dia a dia. Se tiveres uma pele mais sensível e que requeira uma proteção mais alta deves utilizar um protetor solar para além do teu creme hidratante. 

Caso prefiras, podes usar o teu protetor solar de rosto como creme de dia. 

Como implementar uma rotina de cuidados com a pele do rosto?


Parece muito complicado, mas, na verdade, estes passos resumem-se a 5 minutos de manhã e outros tantos à noite.

Se achas que para ti é difícil implementar estes passos na tua rotina de cuidados com a pele do rosto, começa com pequenas conquistas! Começa com os passos mais simples como a limpeza, hidratação e proteção! Depois, vais adicionando os outros produtos à tua rotina de cuidados com a pele do rosto. Vais ver que a consistência destes cuidados de rosto vão compensar!

Dá tempo à tua pele, ela agradece.

Guia prático para uma rotina de cuidados de rosto

Para ajudar-te a simplificar todo este processo, tens aqui um esquema prático com todos os passos para poderes implementar estes cuidados na tua rotina.

Podes fazer o download deste guia através deste link.

Recommended Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EN PT ES
Select your currency
EUR Euro